whatsapp telefone celular
link_article

facetas de porcelana na GM Odontologia

FACETAS DE PORCELANA

Todos gostam de exibir um sorriso bonito e sadio, certo? Pois é, mas para algumas pessoas esse simples ato pode ser uma experiência fisicamente e emocionalmente desagradável. Isso pode ser atribuído ao fato da pessoa ter a dentição torta, quebrada, lascada ou manchada.

Devido ao avanço dos estudos e técnicas dentro da odontologia, hoje há várias opções para ajudar a resolver esses problemas. Uma das técnicas que se tornou bastante conhecida entre pacientes de maior idade é a utilização de facetas de porcelana. Conhece? Os dentistas da GM Odontologia vão explicar.

Não conheço! O que são?

Trabalhadas para reconstruir a forma e a cor dos dentes do paciente de forma natural, as facetas são peças de porcelanas ultrafinas e muito resistentes que vão ser encaixadas na parte frontal dos dentes.

Obviamente há todo um preparo para que as facetas sejam colocadas. O dentista precisa remover cerca de 1mm de esmalte da superfície de cada dente, para então obter uma impressão da parte interna da boca e produzir um modelo de gesso. Esse modelo é enviado a um laboratório dentário onde um técnico em prótese dentária vai produzir as facetas de porcelana de acordo com o molde, ou seja, de forma personalizada.

Uma vez que as facetas estejam prontas, elas são enviadas de volta para o dentista, onde elas vão ser fixadas aos dentes do paciente utilizando um cimento especial.

Gostei! Mas será que é uma boa opção pra mim?

Se seus dentes se encontram lascados, pigmentados, tortos ou cariados, você é um candidato à usar facetas de porcelana. Elas também beneficiam pessoas que possuem diastemas (pequenos espaços) entre dentes e problemas relacionados à estética. Para saber realmente se essa é a melhor opção para você, recomendamos uma avaliação presencial em uma clínica odontológica especializada como a GM Odontologia.

Na clínica odontológica o paciente deve informar ao dentista o que busca em seu novo sorriso para iniciar o tratamento. Porém atenção! Uma vez realizada a remoção do esmalte dos dentes, o procedimento é irreversível.

Quais as vantagens e desvantagens de usar facetas?

Esteticamente as facetas de porcelana deixam o sorriso muito bonito e o material no qual são produzidas é mais resistente a manchas de café, chá e outros alimentos do que os dentes naturais. Tendo em mente que o processo é irreversível, é importante lembrar também que uma vez colocadas as facetas, a cor dos dentes não poderá mais ser alterada. O paciente pode apresentar maior sensibilidade a temperaturas durante alguns dias. É recomendado também que o paciente elimine o hábito de roer unhas, pois apesar das facetas serem resistentes, elas podem ser danificadas pela mastigação de objetos muito duros.

Decidi colocar, mas como eu cuido?

O cuidado que o paciente deve ter com as novas facetas de porcelana deve ser o mesmo dedicado aos dentes. Deve ser mantida uma boa rotina de higiene bucal, com uma atenção redobrada no uso de cremes dentais não abrasivos com flúor. Os dentistas também não deverão usar polidores abrasivos durante as consultas de limpezas periódicas.

Caso o paciente tenha o hábito de ranger os dentes durante o sono, o dentista pode recomendar também uma proteção noturna para que as facetas não sofram nenhum dano durante o sono.

Gostou de saber sobre facetas de porcelana? Se você ficou na vontade de ter o sorriso perfeito e forma rápida e eficaz, entre em contato com os dentistas da GM Odontologia em Ceilândia, Brasília, e agende uma avaliação.