whatsapp telefone celular
link_article

Especialidade de Periodontia na GM Odontologia

PERIODONTIA

Para ter uma ótima saúde bucal você precisa ter cuidado além dos dentes. É preciso ter cuidado com o funcionamento e manutenção de outras estruturas, especialmente a gengiva. A área da odontologia que foca no cuidado com a gengiva se chama periodontia e é uma das especialidades que você vai encontrar na GM Odontologia em Ceilândia, Brasília – DF.

A periodontia trata quais doenças?

As doenças periodontais consistem no conjunto de patologias que afetam a gengiva e até os ossos encontrados na mesma área. Essas patologias incluem inflamação e infecção dessas áreas que geralmente são causadas por falhas na higienização bucal, tendo o risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.

Quando as doenças ligadas à periodontia, como a gengivite e a periodontite, aparecem de forma mais branda e inicial, elas podem regredir sem a necessidade da intervenção do dentista caso o paciente adote alguns cuidados extras durante a escovação. No entanto, a doença gengival é uma condição que não pode ser subestimada, pois ela pode levar à perda de dentes além de ser uma séria ameaça à saúde geral do paciente aumentando o risco de outras doenças como a endocardite.

Você tem gengivite?

Já reparou se alguma parte da sua gengiva se tornou inchada, sensível ou avermelhada? Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação da gengiva. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana na gengiva. Essa placa forma uma espécie de película envolvendo os dentes e a gengiva liberando ácidos que irritam a região afetada.

Além dos sintomas descritos, que são os primeiros e mais evidentes, a gengivite também pode causa retração da gengiva. Deixando os dentes com uma aparência mais alongada. Causa também mau hálito, um constante gosto ruim na boca e formação de pus caso haja uma infecção.

A GM Odontologia oferece especialistas no tratamento da gengivite, que se trata de uma limpeza, também chamado de profilaxia. Essa limpeza foca em remover a placa e o tártaro. O paciente também pode ser orientado sobre a escovação e o uso do fio dental, bem como a administração de antibióticos caso seja necessário.

E periodontite? Já ouviu falar?

A periodontite é a forma avançada da gengivite quando esta não recebe o tratamento adequado, deixando a inflamação ou infecção atingir também os ossos e as fibras provocando até a perda de dentes. Mas a perda dos dentes não é a complicação mais grave causada pela periodontite, acredite.

Quando uma bactéria cai na corrente sanguínea, esta pode chegar a causar uma doença chamada de endocardite, que se trata de uma infecção nas válvulas do coração. Essa bactéria pode ter origem na periodontite e pode vir a ser letal.

O tratamento da periodontite envolve a profilaxia assim como o tratamento da gengivite. Além de utilizar técnicas e procedimentos que visam a restauração da estética da região afetada.

Então existe periodontia estética?

Sim! A GM Odontologia oferece procedimentos que visam o restabelecimento estético utilizando técnicas que permitem que o paciente recupere a confiança no seu sorriso, aumentando sua autoestima e isso pode refletir em mudanças positivas a nível pessoal e profissional. Esses são os tratamentos periodontais estéticos que você vai encontrar na GM Odontologia:

  • Redução de gengiva aparente
  • Quando há excesso de exposição da gengiva no sorriso, a pessoa pode se sentir constrangida e passar a limitar suas expressões faciais. O tratamento chamado recontorno (ou plástica gengival) corrige essa exposição demasiada da gengiva.

    É necessária uma avaliação presencial, assim como exames de radiografia, tomografia e análise fotográfica para determinar qual será a melhor técnica de tratamento para cada paciente. As técnicas podem envolver a simples correção do excesso aparente da gengiva até a remodelação dos ossos locais, bem como a correção do funcionamento dos músculos que levantam o lábio superior.

  • Pigmentação da gengiva
  • Da mesma forma que acontece na pele, a gengiva também pode vir a apresentar manchas devido ao excesso de melanina. Mesmo que essas manchas não estejam ligadas a nenhum problema de saúde, elas quebram a harmonia do sorriso e podem ser um incômodo para o paciente.

    Nesse caso a GM Odontologia em Ceilândia oferece o tratamento chamado clareamento de gengiva ou peeling gengival. Utilizando instrumentos manuais, laser e ultrassom, os especialistas realizam uma descamação da parte mais superficial da gengiva, causando o clareamento dela.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre periodontia, agende uma consulta com os profissionais da GM Odontologia. Será um prazer te atender!